retrospectiva

retrospectiva

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Paris, 30 de junho de 2014 - Dia 14

Programa do dia: visitar um médico por conta da conjuntivite que resolveu assediar a mim e ao Ismael! Ninguém merece... mas a consulta foi tranquila, problema administrado.

Depois do final de semana de intensas atividades sociais, hoje bateu um cansaço, sentimos que já estamos em marcha lenta, nossa sede de rever tudo, visitar monumentos, museus, etc., já não é tão grande quanto a vontade de simplesmente estar e respirar a cidade. Ao sair da consulta resolvemos caminhar até Saint Germain des Près e Jardin de Luxembourg. Estar um pouco neste lado da cidade, onde ainda não tínhamos vindo desta vez, foi super gostoso. Quim brincou um pouco em dois parquinhos e comemos Kebab no Quartier Latin.









De lá fomos para a casa da Ana, uma amiga que mora em Paris há 8 anos e que nos visitou nas primeiras temporadas aqui. Ela mora com o namorado francês, Max, e ainda estava lá o Heinrique, outro amigo brasileiro. Foi uma noite bem agradável, metade falada em francês, metade em português.



Lá pelas tantas, falando sobre o que viemos fazer por aqui, surgiu a pergunta:

"O QUE É QUE AINDA ENCANTA EM PARIS?"

E essa é uma pergunta bem complexa. Nada simples de responder... mas que provoca e me faz pensar em muitas coisas, algumas bobas, outras nem tanto, mas que me encantam:

- As bicicletas - elas estão por toda a parte, sendo usadas ou não. Quando não, estão presas num poste qualquer, despreocupadamente, esperando seu dono voltar e precisar dela. Quando usadas, é lindo de ver, tem assentos de crianças, tem cestinha de vime, tem até engradado adaptado, porque elas não são usadas meramente para o lazer. As bicicletas são parte do cotidiano do parisiense de uma forma absurdamente linda.

- O sol - é o mesmo que temos no Brasil. Mas é diferente. A relação das pessoas com ele é diferente. O sol chama para a rua, chama para sentar em qualquer gramado, ou na beira do canal e dar um tempo. No horário de almoço vemos pessoas vestidas com terninhos, sem os sapatos e sentadas na grama comendo uma salada. Nos parques, vemos pessoas de todas as idades sentadas ao sol, lendo um livro. Ou ainda esticadas em cangas no gramado, de biquini ou sunga, tomando banho de sol como quem está na praia... dá uma sensação tão boa...

- As flores - elas vão mudando conforme passam as estações, mas sempre tem canteiros floridos pela cidade, e coloridos!! A época das papoulas é a mais mágica!

- A politesse - por mais que seja só uma questão de educação e não necessariamente simpatia, mas eu acho linda a polidez dos parisienses! Não existe entrar num elevador sem dizer Bonjour! para quem já está lá. Não existe começar uma conversa sem primeiro cumprimentar e dizer por favor caso precise de uma informação ou atendimento. E não existe querer apressar alguém indo direto ao ponto. Eu admiro.

- A boemia - quando moramos à beira do Canal de l'Ourq, ficamos fascinados com o clima boêmio que se estabelecia todo o final de tarde nas margens do canal. As pessoas iam chegando e traziam comida e bebida e sentavam na calçada mesmo. Eram grupos de amigos, casais, famílias... todo mundo de boa curtindo o happy hour. Parecia festa todo dia!

Essas são apenas algumas das tantas coisas que nos encantam em Paris e vão sempre nos fazer querer voltar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!