retrospectiva

retrospectiva

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Em Paris, como os parisienses...

Uma das coisas que mais ouvimos falar de quem viaja pelo mundo afora é sobre o desejo de vivenciar o cotidiano, de experimentar o gostinho da vida real nos destinos visitados. No fundo acho que isso tem um tanto de ilusão, pois por mais que se fuja dos pontos turísticos e se tente uma real imersão na cultura e costumes de um lugar que não o nosso, nós viajantes, seremos sempre forasteiros. Um mês de férias, ou um ano sabático, nunca serão suficientes para que nos tornemos "um deles"...

MAS eu acho sim que é possível viver "pequenas grandes alegrias" se nos poucos (ou nem tão poucos) dias de uma viagem buscamos possibilidades de vivenciar experiências que fazem parte do cotidiano do lugar onde estamos.

Em nosso primeiro mochilão pela Europa, láaaa em 2001, esse não era o foco, pois tínhamos o ímpeto de ver o máximo possível nos 28 dias pelo velho mundo. Então assumimos total o papel de turistas e sim, batemos ponto em todos os "cartões postais" possíveis, curtimos muito cada um deles e foi o máximo! Nessa viagem também caímos de amor e decidimos que um dia ainda viveríamos uma experiência mais calorosa, mais próxima com a cidade de Paris... Quem não, né? Mas a gente tem disso, sempre que viajamos elegemos os destinos "moráveis", e Paris foi o primeiro deles

Por isso, nos sentimos super realizados, quando 9 anos depois, surgiu a oportunidade de viver na apaixonante cidade luz por 15 meses (11 meses em 2010/2011 + 4 meses em 2012).

Essa experiência nos abriu uma portinha pela qual sempre teremos vontade de passar novamente, e sempre de novo terá um gostinho de "volta ao lar". E é essa a sensação que sentimos no momento, "estamos indo de volta pra casa...". Nós inclusive tentamos alugar o mesmo apartamento onde vivemos nos 4 meses e meio de 2012 para ficar desta vez e só não conseguimos por 2 dias... foi o tempo de alguém chegar antes de nós para ser feliz em Paris como nós fomos "morando" no 19éme, a beira do Canal d'Ourq...

Tudo isso é a introdução para falar de uma das maneiras que consideramos das mais próximas de se "viver em Paris, como os parisienses" independente do número de dias na cidade... alugar um apartamento! Dá pra dizer que temos uma certa experiência no assunto, afinal esta será a quarta vez. O quarto apê onde viveremos a delícia de morar em Paris, sim porque num hotel a gente se hospeda, mas num apartamento, a gente mora! E pra nós, cada um desses endereços foi nosso endereço oficial pelo período que passamos lá. A princípio tivemos a impressão de que era a solução perfeita para uma longa temporada, mas logo percebemos que para curtas temporadas também é perfeito! E por curtas, leia-se menos de uma semana!

Nós experimentamos três agências: dois apartamentos pela LODGIS, um pela PARIS ATTITUDE, e agora, um pela HOUSE TRIP. As duas experiências com a Lodgis foram muito boas, fizemos toda a negociação e contato com uma atendente brasileira que vive há anos em Paris e ela foi super disponível e solícita em tudo o que precisamos. Com a Paris Attitude, toda a negociação foi em francês, poderia ter sido em inglês também, e foi igualmente tranquilo. Agora estamos experimentando a House Trip, e também estamos curtindo muito. Este site tem a facilidade de podermos tratar tudo em português mesmo (contando com um tradutor automático) e de pagar no cartão de crédito, as outras agências pediam o pagamento em dinheiro na hora do check in, então tínhamos que pagar o valor de um aluguel mais uma grana de garantia (geralmente o mesmo valor de um aluguel, quando mensal) que era devolvida no final.

Até agora tivemos boas experiências com as condições do apê, sempre consideramos o imóvel melhor do que as fotos mostravam, e sempre encontramos uma estrutura bem bacana com todo o necessário para cama, mesa e banho. Cozinhas bem equipadas, banheiros bons, etc. E o melhor é esse sentimento de estar morando na cidade, de passar num mercado e comprar coisinhas gostosas para preparar um bom jantar, que degustaremos sob o brilho das luzes da Torre Eiffel ao longe, ou delicinhas para o café da manhã que podemos tomar na varanda com vista para o parque... é só escolher o endereço!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!