retrospectiva

retrospectiva

terça-feira, 25 de julho de 2017

dias 05 e 06 - Revisitando lugares do coração

Segunda-feira o dia amanheceu cinza. Apesar disso e de uma dorzinha nas pernas que incomodava Joaquim tínhamos combinado de ir ver a exposição dos dragões neste dia, uma vez que no domingo não rolou. Perguntamos para Joaquim se ele achava que conseguiria caminhar para ver os dragões... imagina se não!?! Decidimos sair e ver no que iria dar. No máximo voltaríamos logo pra casa. Foi a melhor decisão. Logo que saímos de casa, passarinho já começou a caminhar mais a vontade e ele mesmo se surpreendeu.

Pegamos ônibus, RER e Tramway para atravessar a cidade e ir até Porte de Versailles, no parque de exposições. Combinamos que Ismael e Joaquim iriam visitar a Dragonland e eu daria um rolé pela região (o preço do ingresso de adulto está salgadinho, minha gente!). Feitos os combinados, os meninos partiram para a terra dos dragões e eu fui bater perna sozinha (ADORO!!).

MoleQuim curtindo a Dragonland - Exposição temporária no Parque de Exposições de Porte de Versailles

Estávamos num lado da cidade que nos era familiar e eu comecei caminhando "ao vento", sem me dar conta de onde exatamente eu estava. Conforme andava fui reconhecendo nomes de ruas, cores, fachadas... meu coraçãozinho começou a bater mais forte quando me dei conta de que estava muito nos arredores de nosso primeiro endereço em Paris, quando viemos lááaaa em 2010... resolvi que iria passar em frente ao nosso prédio e caminhar nos mesmos caminhos daquele ano tão mágico... e caminhei, e caminhei, e caminhei... ainda não tinha chegado em nosso antigo endereço quando resolvi olhar o relógio. Tinha combinado um horário para encontrar Ismael e Joaquim na saída da exposição e achei melhor voltar. Eu tanto tinha caminhado que para voltar resolvi pegar um metrô e um tramway... Cheguei. Escolhi uma mesinha no café combinado, fiquei na dúvida entre pedir um café ou uma pinte de bière... era final de tarde, happy hour, pedi a bière. Abri meu livro e me senti muito francesa, lendo num café...

Ismael registrou um flagrante e ainda saiu junto na foto, ali no cantinho...

Meus meninos chegaram. Joaquim todo felizinho, papai idem (a tal dor nas pernas passou completamente!!! Passarinho estava até dançando!! he he...). Resolvemos continuar o programa de revisitar a região e lá fomos nós, caminhar pelo Parc André Citroën, revisitar suas fontes e alamedas. Dar uma pausa no parquinho onde Joaquim ensaiou seus primeiros passinhos e finalmente passar em frente ao nosso primeiro endereço parisiense, no 15éme. Foi lindo. Ismael e eu estávamos feito bobos, Joaquim curioso tentava entender nosso deslumbramento e comemorava junto conforme contávamos a história e os fatos a ele.

Na primeira foto um registro de 2012, alto verão em Paris e Joaquim se refrescando nas fontes do Parc André Citroën. Na segunda foto um registro de 2017, alto verão em Paris e Joaquim bem protegido do vento friozinho enquanto contávamos as peripécias dele no parque alguns anos antes.

Primeira foto, Ismael carregando Joaquim no inverno de 2010. Segunda foto, Ismael carregando Joaquim no verão de 2017. Parque André Citroën.

Este era o caminho enrre o parque André Citroën e o apartamento onde moramos entre Outubro de 2010 e Janeiro de 2011, no 15éme. Era o máximo caminhar olhando para a Torre Eiffel láaaa na frente... Primeira foto Jan 2011, segunda foto Jul 2017.
Registros feitos no parquinho próximo ao nosso antigo endereço no 15éme. Foto 1 - Jan 2011. Foto 2 - Jul 2017.

A emoção de revisitar nosso primeiro endereço em Paris! (Eu estava emocionada, já Joaquim... rsssss...)

Na época em que moramos perto do Parc André Citröen havia vários brinquedos que nem visitávamos nos parquinhos, pois Joaquim não tinha idade para experimentar... Dessa vez ele usou e abusou!

Penso que este reencontro com um momento tão feliz nos motivou ao programa do dia seguinte: resolvemos voltar um pouquinho mais no passado e revisitar o ponto zero. O endereço onde ficamos nos primeiros 40 dias do período de 11 meses que vivemos por aqui em 2010/2011. Foi incrível como as coisas aconteceram naquela época! Ismael encontrou no (finado) Orkut o post de uma brasileira que morava nos arredores de Paris oferecendo seu apartamento por um período que incrivelmente coincidia com nossa chegada. E mais, ela tinha um bebê da idade de Joaquim (9 meses na época), ou seja, ficaríamos os primeiros dias num apartamento com quarto de bebê e estrutura completa (trocador, banheira, cadeirão para comer, brinquedos...), apenas perfeito! Foi assim que conhecemos a Carla, o Rui e o Pierre e foi super bacana!!! Depois de nossa estadia, nos encontramos mais algumas vezes, e foi sempre muito bom!

Mas antes de pegar o trem para Deuil-la-Barre, tínhamos uma missão, o que resultou em mais uma visitinha num lugar do coração! Fomos fazer a inscrição para o curso de francês que Ismael vai fazer a partir da próxima semana. A escola fica pertinho de onde moramos em 2012, quando voltamos para morar aqui por mais 4 meses e meio, eleito nosso melhor endereço até então: às margens do canal de L'Ourq.Enquanto Ismael foi na escola, Quim e eu curtimos a Paris Plage, uma área de lazer montada nas duas margens do canal com areia, espreguiçadeiras, brinquedos, etc. Tudo isso exatamente em frente ao prédio onde moramos! Nossa vontade dessa vez era tentar alugar o mesmo apartamento, mas infelizmente não estava disponível.

Nosso endereço atual fica perto dessa região, uma caminhadinha de 10 minutos e voilá!

Quim matando a saudade da chuvinha!
Ismael voltou da escola e nos encontrou pedalando no canal! Ao fundo o prédio onde moramos em 2012.



Cumprida a missão do dia e aplacada a saudade da antiga vizinhança, seguimos para o ponto zero. Para chegar lá puxamos pela memória e Ismael tinha o nome da estação na ponta da língua: Épinay-Villetaneuse. Fica na Banlieue, ou seja, a região metropolitana de Paris. Consultamos o mapa e vimos que nossos cartões Navigo (transporte público) abrangiam esta área*. Saímos depois do almoço, rumo a Gare du Nord, grandes linhas, Gare d'Épinay-Villetaneuse.

Ao descer do trem já bateu aquele sorriso bobo, um sentimento de voltar, de viver de novo, de conhecer tão bem um lugarzinho tão distante de nossa realidade atual... E o engraçado é que ao chegar nem sabíamos exatamente o que buscar. Visitar o antigo endereço? Refazer caminhadas daqueles dias? Dar um pulo no mercado que sempre tinha preços incríveis? Na dúvida, fizemos tudo! Começamos passando pelo endereço onde moramos... foram apenas 40 dias, mas foi nossa chegada em Paris!!! Coração bateu forte. E Joaquim só acompanhava: "olha aquela janela, filho!! Era seu quarto! Ali era a janela da cozinha! Cortaram as plantas da entrada..."

Chegando na estação de trem com aquela sensação de estar "voltando pra casa"...
Nosso primeiro endereço!! As duas janelinhas no telhado do prédio branco são do apê onde moramos por 40 dias chegando na França em 2010...

Em seguida, fizemos o caminho do Chemin Vert, que havíamos explorado algumas vezes na época. Uma rua que leva a um parque gostoso para caminhar, piquinicar e criança brincar. De lá nossa meta era ir para a beira do rio Sena, cuja margem oferece mais uma área deliciosa para caminhadas e piqueniques. Meio sem querer, no caminho para lá, encontramos o Supermarché que tínhamos na memória cujos preços e ofertas eram incríveis. Continuam sendo! Saímos de lá com o guarda-roupa de Quim-Quim renovado!! he he he... E quem resiste a camisetas a 2 euros, calças (jeans!) a 6 euros e casacos a 12 euros??!? Sem falar no kit de 7 meias a 4 euros!!! Nunca comprei tanta meia junta pro moleque!!! rssss... Além das roupitchas para molequim, compramos coisinhas para fazer um piquenique, pois nosso alvo ainda era a magem do rio Sena.

Parque próximo ao local onde moramos em Deuil-la-Barre...

Piquinicando às margens do rio Sena em Épinay-sur-Seine

Passeio às margens do Sena em Épinay-sur-Seine

Matando as saudades das redondezas...

Pergunta daqui, pesquisa dali e encontramos!! Esse foi um dos passeios que a Carla havia nos indicado láaaa em 2010 e que nós amamos fazer! Caminhar às margens do rio Sena fora de Paris. É outra geografia, outra paisagem e tão lindo quanto!! Ao chegar elegemos um lugarzinho para o nosso piquenique e ficamos lá... sendo felizes...

Voltamos para nossa casa com a noite feita, pra lá de 22h. E felizes da vida!!!



* Pesquisando sobre a abrangência dos nossos cartões Navigo Decouvérte (cartão para usar o transporte público), Ismael descobriu que eles vão bem além do que estávamos imaginando!!! Por exemplo, já tínhamos planos de, em algum momento, fazer uma "viaginha" para Provins, uma cidade medieval que fica a 100 Km de Paris. Estávamos pesquisando alugar um carro, fazer um roteiro de 3 dias para aproveitar a saída e, além de Provins, visitar o Castelo de Fontainebleau e vilarejos no caminho. Pois não é que o Navigo cobre toda essa região?!?! Foi lindo saber disso!!! Pois assim vimos que dá pra fazer bate-e-volta sem ter o gasto com aluguel de carro e hospedagem!! Bora lá!

2 comentários:

  1. Adorei Aline!

    O relato está emocionante e as fotos absurdas! Muito gostoso depois de ter acompanhado as sagas anteriores, rever Paris assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÊEeee!!! Obrigada pelo carinho Aninha!!! E sua companhia aqui no blog é VIP!! he he he...

      Excluir

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!