retrospectiva

retrospectiva

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dias 07e 08 - Provins e Playmobil Funpark e Sceaux

Então que descobrimos que nossos cartões Navigo-Decouvérte funcionam como um portal mágico que nos leva para lugares incríveis!!! he he he...

Este cartão é um vale-transporte de uso ilimitado para o período de uma semana, começando na segunda e encerrando no domingo (tem a opção para o mês inteiro também). Quando moramos aqui, entre 2010 e 2012, o cartão cobria até a zona 3, assim o aeroporto Charles de Gaulle, a Disney Paris, por exemplo, entre outros destinos, estavam fora da cobertura. Desta vez, soubemos que houve uma alteração e agora o cartão cobre até a Zona 5. Assim, ainda no aeroporto, carregamos nossos cartões e fizemos o de Joaquim (agora ele paga!) e já usamos logo que chegamos para chegar ao nosso endereço na cité. Uma vez carregados, o melhor a fazer é usar e abusar do transporte público para se locomover pela cidade! Na semana que iniciou logo após nossa chegada, decidimos fazer novas recargas para aproveitar o pique da chegada e passear muuuito!!

Foi nesse meio tempo que Ismael resolveu pesquisar o quê exatamente compreendia a tal Zona 5 que nossos cartões cobriam. Assim soubemos que além dos passeios previstos - Versailles, Disney Paris, Sceaux, podíamos ir mais além!!! Provins e Fontainebleau, destinos que já tínhamos em vista, e para os quais eram previstos gastos com aluguel de carro e hospedagem, acabaram entrando nesse pacote! Oba! Agora era só questão de organizar a agenda e programar um bate e volta para cada destino!

O primeiro destino eleito foi a cidade medieval de Provins. Linda de tudo, super passeio! Fica a 1h30 de trem e achamos que super valeu a pena! Mais detalhes sobre a viagem lá no Grande Mundo Colorido!

No dia seguinte elegemos um passeio até a cidade vizinha de Sceaux. Ainda no Brasil havíamos lido sobre um parque lindo e um castelo nesta cidade e lá fomos nós ver qual é! Olhando no mapa, vimos que o parque ficava bem perto da loja-parque Playmobil, que visitamos em 2014 com Joaquim. MoleQuim ficou empolgado e decidimos fazer a dobradinha: Playmobil e Chateau de Sceaux. A ideia era acordar cedinho e visitar o Castelo primeiro, pois fecha às 14h. Mas quem disse? Quem disse que a gente aqui funciona antes das 10h da manhã com o fuso-horário ainda reverberando em nós... Acabou que resolvemos sair quando estivéssemos bem acordados, ou seja, almoçamos em casa e saímos no início da tarde. Fomos direto ao parque Playmobil.

Nossa expectativa, e de Joaquim, era de chegar a um lugar vazio e tranquilo, onde Quim pudesse explorar cada estação de brinquedos à vontade e escolher o que mais curtiu para então passarmos na loja e comprar alguma coisa. Foi assim em 2014. Mas foi antes de as férias escolares começarem... Desta vez estamos em plenas férias escolares. Estava muuuuuito cheio!!! Joaquim ficou perdidão, tadinho, tentou chegar em alguns brinquedos, mas a concorrência estava grande. Resumo da ópera: brincou quase nada lá e fomos para a loja. Molequim ficou tipo maluquinho, querendo tudo e mais um pouco. Conversa vai, conversa vem, escolheu um dragão e uns bichos do mar e voilá! Rapidinho seguimos para o parque de Sceaux pegando um ônibus ali pertinho. Foi muito legal ver que podíamos circular a vontade de ônibus por lá com nossos cartões "mágicos" Navigo!




O parque e Chateau de Sceaux nos surpreenderam! O castelo só vimos por fora, pois já estava fechado, mas ainda assim foi lindo! Construído em 1597, é cercado por jardins concebidos por André Le Nôtre, o mesmo paisagista de Versailles e das Tuileries. E o mais legal foi sentir o quanto o parque faz parte da cidadezinha, nós estávamos lá num fim de tarde, horário em que muuuuuita gente aproveitava para correr, caminhar e até pescar nos lagos. Nós nos rendemos ao gramado para fazer um piquenique delicioso!

Chegando no parque

Escolhendo o lugar para fazer um piquenique, à direita ou à esquerda do lago?
Meu "francesinho" preferido!

Joaquim se divertindo com as pedrinhas no lago

Lugar incrível para ótimas caminhadas!

Detalhe das fontes do castelo, infelizmente estavam desligadas neste dia.
Jardim em frente ao castelo

Chateau de Sceaux

Foi um dia delicioso de realizações, afinal assim como o pequeno, papai e mamãe aqui também curtiram ver os bonequinhos Playmobil de nossa infância em suas mais variadas versões!! E foi também um dia intenso de descobertas e novidades, porque foi muito bom explorar um novo destino, tão fácil chegar a partir de Paris!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!