retrospectiva

retrospectiva

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dia 09 - Chateau de Fontainebleau

Como esta era a semana de aproveitar o cartão Navigo Decouvérte, tínhamos em mente fazer muuuuitos passeios cobrindo o máximo de área possível com o cartão. Assim, no dia seguinte a Sceaux, surgiu um impasse: a ideia era ir para Disney Paris, mas o nível de energia estava baixo, para a família toda... Para aproveitar bem a visita ao parque é bom chegar cedo, então... decidimos deixar a Disney pra outra data, quando estivermos com as pilhas mais carregadas. Principalmente depois que percebemos que a expectativa em relação ao passeio era nossa, pois perguntamos ao Joaquim se ele sabia o que era a Disney Paris e ele respondeu: "Claro que sei, é aquele canal da TV a cabo, o Disney Channel!"... ok, assim resolvemos mudar os planos...

Estávamos precisando de uma manhã tranquila, daquelas de acordar sem pressa, cozinhar ovo, comer pão e tomar café de pijama... e assim foi. Descobrimos que o Castelo de Fontainebleau fica a "míseros" 45 minutos de distância de trem saindo de Paris e definimos o destino do dia.

Este era um destino "eterno", que Ismael e eu queríamos fazer desde que estivemos em Paris pela primeira vez, mas acabou não rolando... até hoje! Quando soubemos que nosso "cartão Navigo - portal-mágico" nos levaria até lá não deu outra: saímos de casa rumo ao metrô, trocamos de trem numa estação, chegamos na Gare de Lyon, (aquela do filme A Invenção de Hugo Cabret), chegando lá vimos que nosso trem partia em 4 minutos, corremos feito loucos em direção às plataformas das Grande Linhas e... conseguimos chegar a tempo! Ufa...  se não fosse esse, teríamos que esperar mais uma hora pelo próximo trem... A única coisa ruim de chegar tão em cima da hora na estação foi que não tivemos a chance de escolher o lugar no trem, e tem diferença! Tem lugares com mesinhas, cabines privadas, bancos conjugados, etc., depende do trem... é muito legal!! Acabamos achando nosso lugarzinho "ao sol" e a viagem foi bem gostosa. O trajeto tem apenas três paradas e 45 minutos depois estávamos em Fontainebleau!

No trem para Fontainebleau

Joaquim logo deu um jeito de se espalhar! =)

Estação de trem em Fontainebleau

Chegando em Avon, parada, pegamos um ônibus até o centrinho da cidade. Você percebe qual é a parada para a visita ao castelo quando vê todas as pessoas que estão conversando em outras línguas, que não o francês, descendo do ônibus no mesmo ponto, não tem erro! Ao descer percebemos uma certa confusão em relação à entrada "oficial" da visita, mas no fim deu tudo certo e chegamos lá!



Tínhamos dúvidas quanto ao interesse e paciência do Joaquim para visitar o interior do castelo, sabendo que não tinha o perfil de programa preferido do pequerrucho. Decidimos por não pegar os audioguias, pois achamos que tornaria a visita mais demorada, e nos viramos bem com as plaquinhas em cada cômodo, mas pra quem tem tempo, talvez o audioguia seja beeeeem legal, pois é um lugar carregado de história! O ritmo da visita acabou sendo um pouquinho mais acelerado do que gostaríamos, mas foi bem aproveitado. Conseguimos ver tudo e até apreciar, junto com Joaquim, algumas coisas com mais atenção. Mas foi senso comum, entre Ismael e eu, que cada ambiente merecia muuuuito mais tempo de apreciação, pois é muita informação e beleza para uma visita só! O castelo é incrível e nosso sentimento na saída era de uma grande satisfação por realizar um desejo de muito tempo!









Terminada a visita ao castelo, o plano era providenciar suprimentos para um piquenique delicioso nos jardins (a visita ao castelo é paga, mas os jardins são gratuitos, dá pra sair e voltar numa boa). Tínhamos visto um supermercado, Monoprix, no caminho do ônibus e fomos caminhando até lá, era pertinho. Compramos salada, queijos, sanduíches, vinho, suco, sobremesas e partimos para os jardins. Montamos o piquenique* às margens do lago e foi mágico! Aquela sensação boa de estar no lugar exato, na hora perfeita...










Ficamos um bom tempo por ali, comemos, relaxamos e deu tempo até de a Sra. Cisne e seu filhote virem pedir comida... rssss... Em seguida caminhamos um pouco mais pelos jardins e resolvemos voltar caminhando até a estação de trem, ao invés de pegar um ônibus. Isso porque, ao pesquisar sobre o itinerário para chegar até o castelo, Ismael usou o Google Street View e percorreu um caminho lindo em meio a um bosque. Na chegada resolvemos ir de ônibus até o castelo para otimizar o tempo, mas na volta o tempo era o que menos importava e resolvemos caminhar de verdade pra conferir o que a telinha nos mostrou... e foi lindo!








Chegamos na estação de trem com tempo de dar uma respirada, usar o toilette (a porta do banheiro só abria com o passe de metrô ou cartão Navigo... tô falando que esse cartão é mágico!!!) e comprar uma água na máquina automática... só que não! Ismael foi com a intenção de comprar uma água, mas a máquina devolveu todas as moedas e uma Coca-Cola!!! Eu estranhei quando ele e Joaquim chegaram com a Coca, considerando que não consumimos tal produto há mais de meio ano, então eles me contaram que a Coca saiu de graça... afe! Vamos beber então, né?!? rssss... Concluímos que alguém havia deixado um vale na máquina sem querer... ok. Um pouco antes do horário do nosso trem, Ismael resolveu ir pegar uma água para a viagem, e voltou com uma Coca!!! Concluimos que a máquina era altamente tendeciosa e só liberava Coca-Cola!!!


 Chegamos em casa à noite, felizes e cansados.

...............................................................................................................................................................

* Mesmo já tendo vivido essa situação algumas vezes nestes primeiros dias, demorou pra gente se ligar que ao sair de casa em Paris é sempre, mas SEMPRE mesmo, importante levar: uma toalha de piquenique, talheres (pode ser de plástico, mas tem que ter uma colher, um garfo e uma faca!), guardanapos e/ou lencinhos umedecidos, um saca-rolhas (item imprescindível) e, se não quiser beber no bico da garrafa, ao menos uma taça (vale aquelas de acrílico!). Desta vez nosso kit estava completo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!