Já contei do "Dentinho", né? É o senhorio aqui do prédio (senhorio/zelador/síndico... não sei bem). Aquele que deu piti quando (descobriu) pensou erroneamente que estávamos sublocando o apê... bom, fato é que ele se transformou na pessoa mais doce e simpática que se possa imaginar. Hoje até Ismael comentou: "será que ele estava chapado naquele dia do piti?". Ainda fico um pouco com medo quando cruzamos com ele no portão... mas ele tem sido gente boa. Dia desses me ajudou quando desci com Joaquim, pegou ele no colo enquanto eu abria o carrinho - ai que medo, principalmente porque o homem estava com um cigarro na boca! Mas vá lá, fiquei com medo de contrariar... - depois tive que rir quando ele brincou com Joaquim dizendo que eles se parecem porque ambos só tem um dente na frente, ele em cima (por isso chamamos ele de Dentinho...) e Joaquim embaixo... doidinho esse Dentinho...
Bom, de uma forma geral estamos achando os franceses muito simpáticos. Aquela história de que franceses, principalmente parisienses, são metidos e esnobes por enquanto não está batendo com o que temos visto. No metrô não existem lugares demarcados para acento preferencial, mas mal entramos com Joaquim e sempre alguém nos oferece lugar. Eles param os carros para pedestres atravessarem (acho que isso é bem geral na Europa); já recebemos informações na rua pelo simples fato de estarmos olhando um mapa, nem perguntamos nada!; e o mais legal, dia desses estávamos andando perto de casa na calçada e começou a chover, ficamos na dúvida se continuávamos o passeio ou não, e nisso parou um carro, que já havia businado mas nós não demos atenção, e veio o motorista em nossa direção com uma sombrinha que ele pegou no porta-malas! Eu agradeci e disse que não precisava, morávamos perto, mas ele insistiu... achamos tão sensível... e agora temos uma sombrinha!!!
Além disso, ô cidadezinha pra se ver gente bonita na rua!! Tá certo que aqui tem gente do mundo inteiro, mas vemos muitas pessoas que parecem estar no seu cotidiano, não são turistas, e são lindos, pessoas fashion, sabe como? rssss... Vemos também muito daquele franceses estereotipados: o velhinho de boina lendo jornal num café; francesas magérrimas com suas écharpes elegantes e assim por diante. Temos observado a quantidade enorme de carrinhos de bebês pelas ruas... não sei se é porque o assunto nos interessa, mas nos parece um número absurdo de bebês, acho que a França está se super popularizando!! E outra coisa que nos chamou a atenção é: fez sol, qualquer metro quadrado de grama junta gente lagarteando. Qualquer praça, parque, jardim público tá valendo, a galera se larga mesmo! Uma delícia.
Dia desses o Ismael foi sozinho ao mercado, enquanto eu dava banho e colocava Joaquim para dormir. Hoje foi minha vez. Estava uma linda manhã de sol e lá fui eu com o carrinho de feira do apartamento. Chegando ao mercado fiquei na dúvida sobre o que fazer com o carrinho: largo na entrada? Coloco dentro do carrinho de compras? Resolvi levar junto e carregar as compras na mão até o caixa, era pouca coisa. Chegando no caixa, me dirigi ao moço como Tu e não Vous, como havia aprendido nas aulas... ai... dizem que isso é bem importante aqui: Tu é somente para pessoas chegadas e todo o resto do mundo é Vous... fazer o quê, quando lembrei era tarde... mas o moço nem fez cara feia! Fora isso me senti toda, toda indo ao mercado e fazendo compras, numa manhã qualquer de quarta-feira, em Paris!! Ah, e pra me sentir mais ainda, à tarde, no nosso passeio diário, hoje pelo Marais novamente, uma senhora me pediu informação na rua!! Pronto, tô em casa!! Só não soube indicar a loja que ela procurava, mas isso é um detalhe...
E pra finalizar, tenho me perguntado se sempre que passarmos por Notre Dame, ou o Louvre, ou a Torre Eiffel (que ainda não visitamos) durante este ano que vamos morar aqui, vamos ter vontade de fotografar, de parar para admirar... e conclui que sim, porque um ano parece ser bastante tempo, mas não o suficiente para acabar com o deslumbre que é esta cidade!
nossaaaa..quanta coisa eu perdi esses dias fora da net...to amando ver td isso,as fotos estao demais!!! ;-)
ResponderExcluirvou ler td com calma e saborear cada dia dessa aventura d vcs que ta so começando!!! ;-)
abçs..otima semana!!
Sensacional! Tudo! Lindos!
ResponderExcluirBeijo grande e se cuidem!
=)
oooohhh. que máximo! que parisienses supimpas, principalmente o da sombrinha :)
ResponderExcluirbeijos e saudades!!