retrospectiva

retrospectiva

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pra passear, pra fotografar, pra estudar...

Dia desses, segunda-feira, Joaquim e eu fomos encontrar Ismael depois da aula dele (ah, preciso contar sobre o curso de francês... daqui a pouco). Combinamos de fazer umas compras de roupitchas para o frio, já que ele tá começando a dar as caras e nós trouxemos pouquíssima coisa para enfrentá-lo. Fomos na Decathlon, loja super bacana e muito barata!!! Compramos bons casacos para nós três, algumas roupas para Joaquim, calçados para mim - uma bota tipo montanhista por 14,90 euros!! - entre outras coisas. Essa loja tem no Brasil também, e lá as coisas também são boas e baratas. Bom, tudo isso pra contar duas coisas:

1. Tô virando francesa no quesito malabares com carrinho e bebê nos trens e metrôs. No início eu sempre ficava boba de ver como a mulherada se virarava sozinha com os carrinhos e bebês nas estações, escadas rolantes, trens, etc. Ficava imaginando que jamais teria coragem, tanto que as primeiras vezes que sai sozinha, levei Joaquim no sling, assim ele ficava bem seguro e firme comigo. Problema é andar com 11kg a mais por muito tempo, além da mochilinha dele nas costas! Té que um dia criei coragem e fui. Amarrei o sling em mim, para qualquer eventualidade, coloquei Joaquim no carrinho e lá fomos nós. Não sem antes fazer todo o roteiro na minha cabeça e tentando prever como eu faria para passar na roleta da entrada do metrô, para entrar nos trens, para descer na escada rolante, etc. E não é que sobrevivi!?!! Consegui e até parecia super experiente!! E o mais legal é que as pessoas são muito solícitas, sempre alguém se oferece para ajudar a descer ou subir o carrinho, teve uma vez que a estação estava muito tumultuada, então coloquei Joaquim no sling e dobrei o carrinho. Um homem se ofereceu para carregá-lo (o carrinho) para mim até o metrô. Aceitei. E deu tudo certo. E é assim que temos ido encontrar o Ismael em Paris para nossos passeios, agora já estou bem acostumada.

2. Não dá pra sair sem máquina fotográfica nessa cidade. Na segunda saí meio corridinha e não levei. Quando lembrei já estava fora de casa, mas também pensei que só iríamos fazer compras, nem era passeio oficial. Mas vi que não faz diferença, seja para ir logo ali, ou para fazer lindos passeios, a gente se depara com coisas inspiradoras o tempo todo. Para ir nessa loja Decathlon, por exemplo, passamos pela Ópera Garnier, um escândalo de linda, dá vontade de parar e ficar olhando... isso só por fora, por dentro deve ser muito mais. Estamos planejando uma visita guiada uma hora dessas. Também passamos pela Église de la Madeleine, outra construção belíssima, e a Place Vendome, que vimos apenas de longe. É incrível como tudo é bonito e dá vontade de fotografar... Estamos tão viciados na máquina fotográfica que até para ir na Boulangerie do bairro costumamos levá-la junto.

Ópera Garnier (foto da internet)


Église de la Madeleine (foto da internet)

Place Vendome (foto da internet)

PS: Vamos ficar devendo fotos nossas!!!



Bom, deixa eu contar do curso de francês. Ismael e eu nos increvemos no curso que a Prefeitura de Paris oferece, é um curso bem bom, e muito mais barato. Acontece que Ismael entrou e eu não... chuif... Tínhamos que esperar uma correspondência confirmando a vaga. Alguns dias antes da data de início do curso chegaram as duas respostas. Na minha resposta alegaram que o número de inscritos foi muito maior que o de vagas para o horário que eu havia escolhido. Ismael entrou e foi na segunda-feira. Eles explicaram que ainda havia muitos candidatos para aquela turma e que o teste de nível seria também uma nova seleção para ver quem ia fazer o curso de fato. Ismael só vai saber amanhã se ele vai fazer o curso ou não.


Quanto a mim, vou partir para o plano B, tem uma escola aqui chamada Campus Langue, indicada no site do Campus France. Ela é particular, mas bem mais em conta do que a maioria. Vou me inscrever lá e começar, provavelmente uma semana depois da nossa mudança. Depois que estivermos instalados também quero dar uma pesquisada em outros cursos interessantes para fazer, oficinas ou workshops na área de artes, criação, comunicação. Tem que aproveitar, né? Afinal Paris tem mais a oferecer além da beleza!! Ah, o Ismael entrou também em outro curso da prefeitura, de Organização de espaços e Cenografia de eventos. Tem a ver com o que ele vai estudar aqui, a primeira aula foi na segunda, final da tarde, e ele gostou do professor. Acho que vai ser legal! Embora ele tenha ficado meio frustrado por não entender grande parte da aula, uma vez que este curso não é específico para estrangeiros, então o professor mandou ver no seu francês! Mas logo, logo nossos ouvidos estarão mais afiados, e vamos poder absorver mais informações.


Hoje li mais alguma coisa sobre as ameaças terroristas aqui em Paris. Assusta um pouco ouvir sobre uma ameaça real e iminente. Ontem a Torre Eiffel foi evacuada mais uma vez, fecharam estações de metrô novamente. Nós não percebemos nada, porque não saímos aqui de Deuil la Barre, mas hoje já vamos para Paris novamente. Esse tipo de coisa assusta mesmo, mas não pode paralisar. Infelizmente não temos como prever, dizem que suspeitam de um ataque suicida em algum lugar movimentado da cidade, mas que também pode ser o assassinato de alguma figura pública importante... e fazer o quê? Esperar que não passem de ameaças e que nada aconteça. Enquanto isso a vida segue...

Um comentário:

  1. Oi Migos,
    Uma curiosidade sobre a Ópera Garnier, também conhecida como Ópera de Paris.´
    Diz a lenda que a imperatriz Eugénia de Montijo perguntou ao arquiteto Garnier se qual era o estilo da ópera, se grego ou romano, ele respondeu: "Ele é no estilo Napoleão III, Madame!"

    ResponderExcluir

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!