Quinta-feira resolvemos unir o útil ao agradável, saímos para resolver umas coisinhas e aproveitamos para passear pela cité. Nós estávamos planejando passar o final de semana com amigos que moram numa cidadezinha que fica a uns 150 Km de Paris, iríamos de trem. E queríamos comprar um presente para nossa pequena anfitriã que estará completando 3 aninhos em breve, sabíamos exatamente o que comprar e onde encontraríamos: móveis em miniatura para a casa de bonecas da pequena Béatrice. Tem uma loja só de miniaturas - coisas de pirar o cabeção! - na
Passage Jouffroy. Antes de sair de casa, procuramos na internet uma Boutique SNCF próxima de lá para comprar as passagens de trem, tinha uma bem pertinho. Perfeito.
 |
| no metrô |
Primeira parada foi para comprar as passagens. Aproveitamos para nos informar um pouco mais sobre a Carte Enfant +, que já usamos da outra vez em que estivemos aqui, e decidimos fazer novamente. Além da vantagem que já conhecíamos, descontos de 25% a 50% no preço das passagens de trem, para até 4 adultos que viagem com uma criança de 0 a 3 anos dentro da França, agora tem mais vantagens: a SNCF tem uma parceria com a AVIS (rent a car) e com a rede Accor de Hotéis (Ibis, Novo Hotel, etc), descontos nas diárias dos hotéis, do aluguel de carro, acento para crianças e condutor extra gratuitos. Achamos bem vantajoso. O custo para fazer a Carte é de 71 euros, mas fizemos um cálculo rápido e nos três próximos passeios que planejamos fazer a carteirinha já estará paga, vai valer a pena. Saímos satisfeitos com a Carte Enfante + e com as passagens (nas quais já economizamos 22 euros) e fomos para a Passage Jouffroy.
 |
| Passage Jouffroy |
Essa galeria nós descobrimos sem querer na nossa primeira estadia aqui em Paris. Foi logo no início do período de 11 meses e ficamos tão encantados que depois recomendávamos para todo mundo que veio nos visitar, nem todo mundo teve tempo de dar uma passeada por lá, mas quem viu, gostou! Eu escrevi sobre a nossa descoberta na ocasião, num
POST que, acabei de constatar, recebeu o mesmo nome que este aqui, ou seja, é um recanto mesmo! Ficamos quase loucos com as miniaturas na loja
Miniatures World (La passion de la miniature). Aliás, a gente fica quase louco com quase todas as lojas nessa galeria, brinquedos antigos, livrarias com preços super convidativos, os doces de conto de fadas da
La Cure Gourmande, uma delícia! Além de todo o charme do Hotel Chopin, que funciona neste endereço há 170 anos, o Musée Grévin com a careta grotesca espiando pela cortina os visitantes desavisados da
Passage e a vitrine saborosa do
Le Valentin. Vale a pena sempre passar por lá!
Quase que repetindo o passeio da primeira vez que estivemos na
Passage, saindo de lá seguimos em busca de um terraço gratuito para ver a cidade do alto, mas desta vez não foi o terraço da
Galerie Lafayette, e sim o da loja
Printemps Haussmann, um pouquinho mais adiante para quem vem caminhando da
Opéra. Achamos mais legal que o da Lafayette! Tem uma área gostosa pra ficar sem precisar consumir nada, mas também tem um café todo charmoso, no próprio terraço. Lugar ideal para curtir um final de tarde e ver o sol caindo sobre a
cité.
 |
| Telhados de Paris vistos do terraço da loja Printemps-Haussmann |
 |
| A imponência do Sacre Coeur |
 |
| Joaquim não perde a chance de ver a "Tumi Fel" |
 |
| O sol se pondo sobre La Defense |
Ah, ia esquecendo de dizer que acabamos adiando os planos do final de semana, nosso anfitrião foi pego sem dó nem piedade por uma gripe porreta + conjuntivite, tudo o que ele não precisava era de visitas acampadas em sua casa num final de semana que só pedia cama e descanso. Trocamos as passagens sem problemas e tratamos de programar o final de semana em Paris. Sábado foi dia de rotina, Ismael aproveitou para mandar ver na pesquisa em duas bibliotecas, eu e Joaquim fomos ao parquinho nosso de cada dia, à tarde trabalhei, enquanto passarinho dormiu muito. E hoje, por acaso, foi o primeiro domingo do mês, dia de museu gratuito! Nosso eleito foi o
Musée du Quai Branly.
Também chamado de Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, o museu fica no 7o a
rrondissement, pertinho da Torre Eiffel. Tem um acervo enorme de objetos, vestimentas, acessórios, máscaras, etc., gostei bastante, mas acho que o que curti mais foi o próprio museu, sua configuração e arquitetura. Nós já havíamos passado na frente várias vezes, sempre tivemos vontade de conhecer, e muito pela sua fachada discreta, tomada de vegetação. Hoje fomos conferir. Ficamos muito impressionados com o jardim, e com a harmonia entre os traços ousados da arquitetura e o verde abundante. O museu não é muito grande, digamos que é facilmente apreensível, embora seja possível se perder lendo sobre as obras, assistindo vídeos, etc. Hoje, além do acervo permanente, tinha uma exposição bem bacana chamada
Les Maîtres du Desordre (Os mestres da desordem), com obras de Picasso, Basquiat entre outros artistas, além de uma exposição sobre a Patagônia e outra sobre a Chuva. Valeu a visita!
Tão bom! Sério? Aos domingos o museu é grátis mesmo? Ñ tem nada que me inquiete tanto como o desejo de ir a Paris. Desdaqui, onde vivo, até a fronteira tríplice, Alemanha, Suíça e França levo uma hora, toma-se café lá e retorna-se num pulo, mas paris é meu grande sonho de consumo. Sempre achei q deveríamos ir visitar o que fica mas longe partindo do princípio que custa mais e agora poderia e que o que fica mais loge poderia ir a qualquer tempo. Mas desse ano ñ passa, se Deus permitir eu vou. Se puder levo uns chocolates pra esse passarinho que tem o sorriso de fazer foto mais doce que já ví. Vontade de apertar as bochechas lindas dele d+! Bons passeios.
ResponderExcluirPerdão... quis dizer: -e os que ficam mais perto poderia ir a qualquer tempo. (lugares)!
ExcluirTodo primeiro domingo do mês, museu grátis! É imperdível, não? =) Beijos!!
ExcluirJoaquim me leva pra ver a Tumi Fel, levas? Oh, que delícia de passeios. As galerias são uns encantos o peso cultural estão nesses recantos que as vezes passam despercebidos. Maravilha aprender do lugar pelo pistoresco do cotidiano do povo que nele abita. Nota 10!
ResponderExcluirOi Marie!! Que delícia seus comentários!! E obrigado pelo carinho com nosso passarinho! Se vier a Paris nos avise mesmo, quem sabe nos conhecemos pessoalmente, seria muito legal!!! Beijos da família toda!!
ExcluirE acontece q temos os bilhetes...
ResponderExcluirTô trêmula quando penso...
Nervosa sem saber por onde começar, vim rever os roteiros...
Mas eu já sei q ñ será minha verdadeira "ida" "visita" a Paris, estou com vontade de ir outra vez, e eu nem pus o pé lá ainda!
Mas vou com uma senhora q desconfio ñ ter os mesmos intereces q eu, q comprou os bilhetes para irmos de trem...
E eu quero adentrar Paris (e sair do aeroporto, ñ só conexão) de avião!
Pela emoção de estar alí outra vez e dessa vez sem reformas, sem pó nem poeira!
Então já sei q ñ vai valer, quer dizer, mais ou menos, pq verei a Mona-linda rs rs rs (será?), e a torre!
Já estaria de bom tamanho!
Mas já sei q ñ será como sempre sonhei, portanto mesmo sem ter ido, sei q vou querer volta e em grande!
(Como sempre sonhei!).
E eu fui...
ResponderExcluirAmei os monumentos, fui no cemiterio rodei e fucei tudo q pude.
O odor dos wcs públicos, as locomotivas arcáicas as estações em estado de sujeira, as ciganas nas ruas roubando os turistas abalou o q imaginava.
E os suíços ainda reclamam da Suíça!
Mas voltaria, ou voltarei um dia quem sabe.