Fim de semana de mudanças. Começamos a operação formiguinha na sexta-feira, depois de faxinar e deixar quase tudo em ordem no antigo apê, reunimos os volumes para ter uma idéia do que teríamos que carregar. E deu bastante coisa. Estudamos as possibilidades, considerando que viríamos de trem para o novo apê – três trens na verdade! Depois de rápidas considerações de logística dividimos os volumes entre nós dois, eu fiquei com a “malinha” mais preciosa, trouxe Joaquim no sling, além de outros tantos volumes. Ismael veio com um mochilão e vários outros tantos volumes. Mas ainda assim, ficou metade das coisas para o dia seguinte.
Depois da aventura de trocar duas vezes de trem carregando tudo aquilo e ainda pegar uma chuvinha fina quase chegando no apê, finalmente chegamos. Madame Tête já nos esperava e foi nos receber no hall quando ligamos para ela. Gostamos bastante de nossa locatária, ela foi muito atenciosa e não achou ruim o fato de nossa comunicação ser meio truncada. Entre gestos, um pouco de inglês, espanhol e francês conseguimos entender como funcionam as coisas por aqui, perguntamos algumas coisas e até conversamos um pouquinho. Depois de tudo explicado ela nos deixou para finalmente tomarmos posse do novo ninho. E que ninho! Nós somos os primeiro inquilinos, e parece que ela recém montou o apartamento, tudo novinho, algumas coisas até tiramos da embalagem. Temos um espaço ótimo, a sala é perfeita para Joaquim brincar enquanto trabalhamos ou estudamos, a cozinha é espaçosa, o banheiro idem. O lugar menos espaçoso é o quarto, que além da cama tem um armário enorme, onde dá até para guardar as malas. Estamos achando que ainda vai caber o berço do Joaquim, apertadinho, mas talvez dê.
Algumas coisas que nos chamam a atenção aqui:
Assim como no outro apê, os ambientes não tem lâmpadas instaladas no teto, a luz vem de luminárias espalhadas pela sala e quarto, é uma luz indireta e, vamos e venhamos, dá todo um charme ao ambiente... embora a gente tenha estranhado bastante no iníco – sempre nos parecia um pouco escuro – agora já estamos acostumados e até gostamos.
Em geral, nesses apartamentos mais compactos, a máquina de lavar roupa fica instalada na cozinha, às vezes no banheiro, ou seja, não existe uma área de serviço, nem tanque!!! Tive dificuldade com isso no início, até entender que dá pra lavar um calçado ou pano de chão no chuveiro e dar uma esfregadinha em alguma roupa mais suja na pia da cozinha mesmo...
Este apartamento em que entramos agora é todo lindão, tem um cuidado com a decoração dos ambientes, tem taças de vinho E de champagne, velas perfumadas à disposição, o banheiro é todo em mármore e tem uma banheira toda chiquetê, MAS não tem chuveiro!!!! Quando entrei no banheiro a primeira coisa que pensei foi “como assim?!?! Está faltando alguma coisa”. É isso, vamos morar bem pra caramba, mas passaremos quatro meses sem um bom banho de chuveiro!!! Ah, para nosso consolo, tem um chuveirinho na banheira.
Bom, mas o melhor de tudo, a coisa mais sensacional do nosso novo ninho, é que estou aqui escrevendo este post, sentada na sala, acompanhada de uma taça de vinho, olhando para a Torre Eiffel toda iluminada! Sim, temos um terraço com vista para a Torre!! Com certeza é muito mais do que tínhamos em vista como moradia aqui em Paris, mas diante da absoluta falta de opções, uma das alternativas era pagar um pouco mais do que estávamos dispostos... a parte boa é que essa vista nos faz sentir que está valendo a pena!
E desde que chegamos no novo endereço, a sensação de que cada tostão investido está valendo muito a pena só cresce. Já fizemos algumas caminhadas exploratórias e a empolgação vai aumentando. Estamos pertinho do Rio Sena, perto do Parc André Citröen, dá pra ir caminhando até a Torre Eiffel, Champs de Mars e Trocadero, temos uma estação de Velib (bicicletas) a uma quadra de casa, trem RER e metrô a duas quadras, o comércio por aqui tem absolutamente tudo que poderíamos imaginar e até um pouco mais – floricultura, loja de bricolagem, lojinha de 1,99 (francesa!), loja de brinquedos de madeira, livraria, isso sem falar nos inúmeros supermarché, pharmacie, boulangerie, etc. Ah, e para alegria do Ismael (e minha por tabela), tem uma Picard aqui pertinho. Picard é uma rede de lojas de pratos congelados que tem de tudo, desde pratos prontos até verduras, saladas, sorvete... tudo congelado, super prático e os preços são ótimos. O único porém é que temos um congeladorzinho minúsculo aqui no apê lindão (mas nem tô reclamando!). Fato é que estamos absolutamente felizes com a mudança! Tanto que a primeira noite no apê ainda empoeirado e cheio de malas espalhadas foi celebrada com um jantar à luz de velas, champagne e Cordon Blue (da Picard!).
Quando ainda achávamos que dava para escolher em que região da cidade iríamos morar, não cogitávamos o 15º Arroundissement, ou 15eme como falam por aqui, porque fica no lado oposto da cidade de onde será o curso que Ismael veio pesquisar e o meu curso de francês. Mas dadas as circunstâncias, é onde estamos morando, e já estamos descobrindo os caminhos das pedras: para ir para o curso de francês do Ismael é super tranqüilo, tem ônibus rápido e freqüente (estreamos nossa experiência com ônibus aqui, já falo mais...), para o outro curso da prefeitura que Ismael está fazendo é um pouquinho mais distante, tem que pegar metrô e fazer conexões, mas é possível e com os outros cursos provavelmente será assim também, nada que um pouco de paciência e disposição não resolva. Aliás, até comentei com o Ismael que não vejo a hora de começar meu curso também para, entre tantas outras novidades, poder andar todo dia de metrô lendo um livro no longo trajeto que sei que terei que enfrentar, o povo aqui lê muuuuuito no metrô!!!
Sobre andar de ônibus aqui: até hoje não tínhamos experimentado, porque não foi necessário. Mas hoje de manhã saímos juntos para o curso de francês do Ismael, ele para ir à aula e eu para conhecer a região. Fomos a pé, Joaquim no carrinho e foi uma caminhada ótima, mas bem longa. Na volta Ismael descobriu que tem um ônibus que faz o percurso, é super freqüente e tem ponto perto da escola e pertinho de casa. À tarde nós saímos para comprar o material de desenho que Ismael estava precisando, pegamos o ônibus e experimentamos com Joaquim no carrinho. É ótimo! Super fácil de entrar e sair, as pessoas dão preferência por causa do bebê e tem lugares especiais para “estacionar” o carrinho dentro do ônibus! Uma beleza.
Outra grande vantagem da mudança nós pudemos experimentar logo na segunda noite. Fizemos nosso primeiro programa noturno em Paris! Antes, pelo fato de estarmos na Banlieue, ainda que fosse super prático pegar o trem, tinha o fator psicológico de estarmos fora da cidade, então não nos animamos a sair nenhuma noite. Mas sábado, dia 02 de outubro, teve a Nuit Blanche de Paris, falei sobre ela em outro post. Nós fomos assistir a um grupo de canto gregoriano que se apresentou na Catedral de Notre Dame. Quando chegamos lá ficamos impressionados com o movimento e quantidade de pessoas nas ruas do Quartier Latin, um clima de festa no ar, parecia noite de Ano Novo, ou de Carnaval, muito agito. Chegamos em Notre Dame em cima da hora, mas nada que um bebê não resolva na hora de encarar a fila, entramos direto, conseguimos lugares e curtimos o espetáculo. Depois ficamos um bom tempo batendo perna pelas redondezas, estava uma delícia ficar na rua, justamente por esse clima de festa e o tempo estava ótimo, fez uma temperatura super agradável, foi perfeito. Acabamos não assistindo mais nada, mas vimos algumas instalações na rua, até que nos rendemos ao cansaço e voltamos para casa.
E desde então estamos curtindo a nova moradia, descobrindo coisas novas a cada dia!
ah, q delícia! tirem fotos da vista do terraço!
ResponderExcluirestou sempre acompanhando o blog com invejinha branca =P
bjs!
Graças ao bom Deus que TUDO está e ordem.
ResponderExcluirE o "PASSARINHO" o que acho do novo ninho?
Beijos nos 3 e Deus os abençoe.
Rita Sequeira