retrospectiva

retrospectiva

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Em obras!


Apartamento em reforma, em Paris, ninguém merece!!! Tudo começou há duas semanas com a vizinha de baixo deixando um bilhete em nossa porta falando sobre uma infiltração. No dia seguinte ela veio pessoalmente. Sempre muito polida e educada, tentamos nos comunicar e falamos a ela que avisaríamos a proprietária. Desde então madame Tête assumiu a "negociação". Ontem estiveram aqui 6 pessoas (contando com o bebê da vizinha de baixo) olhando onde poderia ser o vazamento. Dois moços passaram algumas horas trabalhando no terraço dos fundos. O que parecia estar resolvido ficou ainda pior. A vizinha passou a madrugada coletando litros de água que escorriam de seu teto, enquanto nós, desavisados e achando que estava tudo bem, dormíamos tranquilamente.

Hoje saí com Joaquim pela manhã e quando voltei vi um recado da vizinha lá no mural da entrada, pedindo desculpas aos moradores do prédio por ter pego emprestado uma das lixeiras, ela precisava conter o vazamento em seu apartamento que estava quase inundando. Opa! Logo a proprietária me ligou dizendo que viria hoje à tarde com um especialista. Ai, de novo... vamos lá... sei que lá pelas tantas tinha de novo 7 pessoas, entre vizinha, síndico, proprietária, dois especialistas, o pai de madame Tête e um outro senhor que não sei quem é mas que trocou algumas palavras em português comigo, circulando entre nosso quarto e o banheiro. E eu acompanhando sem entender lhufas do que falavam. Resumo da ópera, sem banho hoje!!! Uláláaa, na França como os franceses!!! E amanhã a novela continua, madame Tête vem com um técnico para fazer o reparo num vazamento que encontraram na baignoire (banheira). Depois dessa vamos chorar mais um mês de grátis no apartamento, pela incomodação!!! he he he he... já pensou?!?!

A partir desta semana mudei meu status por aqui, agora além de turista, dona de casa, esposa e mãe, sou também estudante! Comecei, finalmente, meu curso de francês! Gostei bastante do professor, a turma é um pouco grande e a maioria é de japoneses, isso é um pouco ruim, porque existe muita diferença para aprender o francês quando se tem ou não a língua materna de origem latina. Então a predominância de orientais vai determinar o ritmo das aulas, penso eu. Mas tá tudo dez. Fiquei feliz que entendo bastante coisa do que o professor fala, só estou super travada para falar, parece que mais do que quando chegamos aqui. Espero superar isso logo, pois como me disse Ismael ontem, a gente tem sotaque para falar, mas não para pensar, e é muito triste quando a gente não consegue expressar idéias e opiniões. A escola é bem legal, chama Campus Langues, e além de ser bem estruturadinha, tem um preço ótimo. Me inscrevi para quatro semanas, 8 horas semanais, e paguei 155,00 euros, mais 25,00 pelo material didático. Pretendo continuar depois, provavelmente até dezembro.

Sair de casa sozinha, andar uns 40 minutos fazendo baldeações de metrô para atravessar a cidade, caminhar mais uns 5 minutos até a escola, assistir duas horas de aula, depois voltar com um cansaço gostoso pra casa e encontrar Ismael e Joaquim se divertindo e ambos com um sorrisão cúmplice no rosto ao me ver... não tem preço! O começo dessa nova fase está sendo super estimulante!

Mudando de assunto, esta semana definimos nossos destinos para as férias de fim de ano e para a "viajinha" de novembro. Viajinha é como estou chamando as pequenas viagens que pretendemos fazer neste período aqui na Europa, tem que aproveitar, né? Então vamos tentar ir para, pelo menos, um lugar super legal a cada mês. Outubro foi Mont Saint-Michel, e novembro será Budapeste! Para escolher o lugar acessamos um site de vôos low price e fomos olhando as promoções e possibilidades. Percebemos que low price meeeesmo, é bem difícil de conseguir, pois depende do dia da semana, horário, etc. e como temos os cursos, precisamos ir no final de semana. E depois ainda tem as taxas que vão sendo acrescentadas, para a bagabem, para a agência, etc. Mas enfim, ainda assim acho que conseguimos um bom preço. Vamos enforcar uma sexta e uma segunda e assim conheceremos a capital da Hungria, o Rio Danúbio, etecéterrá... como dizem os franceses. Ismael está com um pouco de medo do frio, mas estamos dispostos a encarar os graus negativos previstos para novembro, vamos ver no que dá!!

Falando em frio. Estou percebendo que precisamos mudar nossa mentalidade em relação ao clima urgente! No Brasil, tem muito aquela coisa de "hoje tá muito frio pra sair de casa", lembro que tinha dias mais frescos que eu saía com Joaquim e costumava ouvir comentários de pessoas no mercado e até na rua, "tá muito frio pra sair com essa criança!". Aqui isso não existe. As pessoas agem como se fosse um dia qualquer, vemos muuuuuitas crianças, bebês, com os pais na rua, logo pela manhã e em lugares como pracinhas, parque... ou seja, teoricamente lugares onde não precisariam estar. Mas vemos aqueles pacotinhos que mal caminham, correndo na pracinha cheios de casacos, luva, cachecol... aí fico pensando, é isso ou a gente pira ficando só dentro de casa!! E isso que o frio nem chegou de verdade!!!

Ah, e deixa eu falar um pouquinho sobre a tal greve e caos que tem sido divulgado na imprensa sobre Paris e França. Não posso dizer que estamos super bem informados porque não temos lido os jornais diariamente, mas nos parece que o caos não é tão grande quanto divulgam. A situação é séria sim, e os franceses em geral são bastante politizados, então as manifestações são bem comuns, mas em geral são pacíficas e não perturbam a ordem geral. Os transportes sofrem algum efeito, mas há muita informação sobre quais linhas de metrô ou trem serão afetadas. Parece que nos aeroportos as coisas estão um pouco mais complicadas, muitos vôos cancelados ou adiados. E em relação ao combustível a coisa ficou realmente feia. Filas e mais filas de carros se formam nos postos onde ainda tem gasolina, mas dizem que as coisas devem voltar ao normal. De uma forma geral, aqui onde moramos está tudo muito tranquilo. Não temos presenciado manifestações nem nada referente à greve.

Amanhã estão anunciando uma paralisação geral no setor público. Ainda não sei bem o que isso significa, mas pelo que andei me informando, será como tem sido até agora, algumas linhas de metrô e trem vão parar, outras funcionam normalmente. Meu curso e o do Ismael à noite funcionarão pois são escolas privadas, e o curso de francês da prefeitura que Ismael está fazendo entrou em férias esta semana - férias que não tem muita razão de ser, mas enfim... provavelmente as aulas seriam suspensas de qualquer forma.

E é assim que as coisas estão por hora.

3 comentários:

  1. Que aventura essa reforma, hein Aline!
    Boa sorte para vocês e torço para que ela se resolva logo.

    Uma perguntinha: outro dia, estava fuçando nos blogs de vocês ( que adoro, já virei fã de carteirinha...) e me lembro de ter encontrado num dos posts um poema da Clarice Lispector (não sei se nesse blog ou no do Joaquim). Não consigo achá-lo de novo! Se você puder me indicar onde ele está, agradeço muito.
    Abraço da Priscila.

    ResponderExcluir
  2. nossa, reforma ninguém merece... Mas pensem pelo lado positivo, pelo menos vocês estão na frança né? :)
    É verdade que os banheiros daí não tem ralo? E que as pias das cozinhas sempre tem trituradores.? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, ja' vim aqui dar uma espiadinha no seu blog. :-)

    E aproveitando pra responder o comentario da Bia (que intrometida que sou!): sim, os banheiros nao tem ralo. Mas eu nunca vi pia com triturador! E olha que ja' estou aqui ha' 5 anos e ja' morei em 3 apês diferentes... A unica pia com triturador que eu ja' vi na vida era na casa da minha avo' em SP.

    Beijos,

    ResponderExcluir

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!