Me dei conta disso também quando um dia desses comecei a pensar em Joaquim, explorador como está, como seria se estivéssemos no nosso apê lá no Brasil. Aqui, ele ama a máquina de lavar roupas, que fica na cozinha. Volta e meia pego metade dele enfiada lá dentro, aí tentei pensar no contexto brasileiro, a máquina lá fica na lavanderia, que é ao lado da cozinha... mas aí me ocorreu que eu não lembrava se nossa máquina era frontal ou vertical!!! Minha maquininha Enxuta, que temos desde antes de casar!!!! Esqueci da cara da coitada!!! Com algum esforço lembrei que sim, Joaquim poderia se divertir entrando nela também, que é frontal. Mas achei isso muito sintomático.
Minha casa agora (e por enquanto) é aqui!!! Os franceses tem uma expressão específica para se referir a sua casa, seu lugar - Chez. Chez vous (sua casa); Chez Marie (casa de Marie); Chez nous (nossa casa). Então hier, j'étais chez moi (Ontem, eu fiquei em casa).
E falando do meu curso de francês... estou gostando bastante, mas os sentimentos e emoções são ambiguos. Terminando a semana passada (que foi a primeira do curso) cheguei em casa meio desolada na sexta-feira. Um sentimento estranho de que passei uma semana frenquentando um lugar sem ser percebida, sem de fato fazer parte... isso porque não abro a boca na aula!! Fico insegura, parece que todo mundo fala melhor que eu, uma coisa louca... fiquei super feliz de entender o professor e acompanhar as explicações, mas não consigo me comunicar com as pessoas e isso é horrível! Quando cheguei em casa com esse sentimento, Ismael me deu um sorriso cúmplice como quem diz "sei bem o que vc tá sentindo, já passei por isso"... e é verdade! Quando ele voltava da aula meio désolé eu não entendia muito bem, agora entendo tudoooo! A gente tem vontade de conversar, perguntar, expressar opiniões, etc, mas simplesmente não sabe como... e pior, eu tenho a sensação de que o pouco que eu sabia eu esqueci!!! Mas estou me fiando naquilo que ouvi muito quando nos preparávamos para vir para cá: "vocês vão ver, depois de um tempo é como se um botãozinho fosse ligado e vcs conseguem se comunicar!". Tô esperando...
E pra me animar um pouquinho, hoje, começando a nova semana no curso, bati o maior papo com uma colega no final da aula - em português!!!! rsssss... descobri que tenho uma colega brasileira, e ela está como eu, super desolée, rsss... pelos mesmos motivos. E justamente por isso foi muito bom encontrar alguém com quem é possível, pelo menos, chorar as pitangas! E depois de bater um papinho básico, saímos da escola juntas para pegar o metrô, e conosco vieram mais três colegas: uma filipina, uma russa e uma de origem desconhecida (não deu tempo de perguntar). Durante o percurso em comum, conversamos - em francês, inglês, português - e me animei quando me dei conta de que estava batendo papo, meio aos trancos e barrancos, mas estava!
C'est la vie en France!!!
Eu sempre acompanhei vcs,desde o blog da gravidez e agora acabei passando por aqui tbm.E descobri várias outras coisas,tipo o Ismael é professor(assim como eu),embora eu esteja há um ano trabalhando como secretária em um hospital aqui no RS.
ResponderExcluirÉ bem legal fazer parte dessa aventura de vcs,desde a criação de um filho,até morar num outro país com uma cultura totalmente diferente.
Se quiserem me "conhecer" meu orkut é Gabi Cardoso Ribeiro.Já que interagimos há tanto tempo,nada mais justo,hehehehe.E como não tenho blog, só por orkut mesmo.
Beijocas!
Gabi/RS