Estamos com visitas por estes dias, Levi e Ula vieram conhecer Paris e a gente aproveita para, uma vez ou outra, perambular um pouco com eles pela cidade. Assim fomos matar a saudade do parque Buttes Chaumont, onde presenciamos um pôr-de-sol maravilhoso; conhecemos a Eglise de Saint Germain des prés, lugar que estava na nossa lista de ainda inéditos; e também temos nos aventurado um pouco nos cafés e restaurantes da cidade. Nós não tínhamos explorado este lado de Paris até então, porque é caro comer fora e porque com Joaquim tem toda uma logística, etc. Mas como nossos visitantes são fanáticos por cafés e "comidinhas" francesas, quando saímos com eles acabamos nos rendendo e acompanhando. E é muito bom! O que não falta é opção de lugarzinhos charmosos e convidativos para a gente sentar e déguster.
Recantos gastronômicos em Saint German dés pres
Aproveitando ainda a companhia, o ótimo tempo e uma data especial: aniversário do Ismael, no sábado fizemos um passeio bem legal. Há tempos estávamos querendo fazer uma viagem de trem, principalmente porque fizemos uma carterinha Enfant Plus para o Joaquim, que dá direito a quatro acompanhantes de uma criança com menos de 4 anos pagarem a passagem com 25% de desconto. Pra fazer a carteirinha pagamos 70 euros, então tem que usar muito trem pra valer a pena! Destino escolhido, correria para chegar a tempo na estação Saint Lazare e lá fomos nós para Rouen, capital da alta Normandia, região no noroeste da França. A viagem de ida era sem paradas, levou 1h13, nem sentimos o tempo passar. A paisagem é linda, várias vilazinhas com casas maravilhosas. E a cidade de Rouen não deixou por menos. A arquitetura típica da Normandia, as casas tortas, as ruelas estreitas, as igrejas, as lojas e cafés, tudo inspirador. Almoçamos numa praça, ao sol, ao lado da catedral de Rouen, Joaquim fez amiguinhos, correu um monte. Depois do almoço entramos para conhecer a catedral, impressionante! E impressionante também foi encontrar mais igrejas tão imponentes quanto a uma quadra de distância, como a Saint Maclou por exemplo. É uma cidade cheia de história para contar, coisa aliás muito comum por aqui, he he... lá Joana d'Arc foi julgada e morta e lá também Monet fez seu famoso estudo da luz no impressionismo, pintando a catedral em diferentes horários do dia. Voltamos para casa com o trem das 8h09, que fazia algumas paradas e 1h36 depois estávamos chegando, exaustos e felizes em nosso lar doce lar.
E hoje eu re-recomecei a estudar francês. Explico: semana passada eu iria começar na escola da Marie de Paris (prefeitura), mas eis que quando entro na sala e o professor se apresenta, descubro que teria aula com o mesmo professor do Ismael no semestre passado. O cara é muito devagar!!! Já havíamos combinado que se fosse o mesmo professor eu voltaria para o Campus Langue. E voilá, comecei hoje. Amei!!! A professora parece boa, a turma é legal e o horário é perfeito, saio cedinho de casa (para os padrões parisienses!), às 8h20, e tenho aula das 9h às 11h, o que me dá um tempinho depois da aula para uma boa caminhada às margens do Canal St. Martin, sentar para bebericar um cafe au lait enquanto leio alguma coisa ao sol... ai, ai... c'est la vie a Paris!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!