retrospectiva

retrospectiva

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Diferentes olhares sobre a cidade...

Uma, dentre tantas outras coisas em comum, que Ismael e eu temos é o gosto pela viagem, pelo novo destino, pela exploração... não sei se sempre tivemos, ou se criamos este gosto juntos, mas fato é que hoje esse é um dos prazeres que nos movem. Desde escolher o destino, pesquisar sobre, planejar a viagem... tudo é gostoso, e já faz parte da viagem. Mas também sei que isso é muito particular, no sentido de que cada pessoa vivencia tudo isso de seu jeito, curtindo mais ou menos. Tem gente que gosta de viajar, mas não de gastar tempo com a preparação da viagem, para isso existem as agências, que facilitam em tudo esse processo; tem gente que gosta de fazer viagens bem específicas: roteiros gastronômicos, roteiros de compras, roteiros culturais; tem gente que só viaja de mochilão; e assim por diante. É natural desenvolver seus próprios "métodos" e gostos e etc. Mas tô filosofando sobre tudo isso porque esta semana tivemos contatos com vários viajantes, e é super interessante trocar impressões sobre o que estamos vivendo. Na verdade, Ismael e eu nos flagramos num papel inédito para nós: o de anfitriões de viajantes ávidos por conhecer o lugar que nos é tão "familiar".


Não é por acaso que este "familiar" está entre aspas. Paris é nossa casa, nossa cidade, nos é familiar sim, com certeza... mas ainda nos sentimos super viajantes passando por aqui. Ainda temos zilhões de coisas para ver e conhecer. E quando recebemos visitantes aqui é que mais nos damos conta disso, porque nossa tendência é levar ou indicar os lugares mais cotados, mas simbólicos da cidade. Imagina vir a Paris e não ir na Torre Eiffel??!?! Mas ainda há tanto para ver além da torre... e apesar de sabermos disso, a coisa fica mais evidente quando num encontro rápido para conhecer minha xará, Aline Bretas, saímos andando pela rua e, por indicação dela, entramos numa loja que estou querendo visitar desde que chegamos e ainda não tínhamos ido. Tá, o dia não estava para compras, mas a vontade de voltar lá com calma cresceu. Ou quando, conversando com nossa amiga Kaká, ela menciona o croissant com frutas secas, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o que ela experimentou em tal lugar, nós ainda não conhecíamos, deu vontade de experimentar; ou ainda, quando meu irmão vai conhecer o Marché des les Enfants Rouges, e nos diz que é um lugar bem legal para ir almoçar num dia de fazer algo diferente.

Joe e Vivi chegando em Paris


Com Joe e Vivi em Montmartre

Roger e Karina vieram almoçar conosco depois de um dia INTENSO em Paris... he, he...


Conhecendo minha xará Aline



Claro que nesses 6 meses de Paris, nós descobrimos nossos pequenos tesouros, como a livraria especializada perto do Odeon, o Promenade Plantée aqui perto de casa, o Canal Saint Martin para caminhar num domingo, as lojas de brinquedos de madeira, a ilha dos cisnes perto de nosso antigo endereço, o buffet a la volonté de comida chinesa aqui perto de casa, o mercado Bio, a médiatheque com espaço jeunesse para crianças de 0 a 3 anos na esquina de casa, etc e etc e etc... mas o ponto é que cada um tem seu próprio olhar sobre um lugar novo. O que se quer conhecer, o que se quer fazer, onde se quer estar quando chegamos numa nova cidade é algo pessoal, e é aí que está a riqueza do nosso novo papel neste mundo de viajantes, o de anfitriões. Anfitriões que recebem pessoas e diferentes experiências com a cidade... e que venham os novos olhares sempre!!! Ontem meu irmão e Vivi partiram e daqui a quatro dias chegam as próximas visitas: Ula e Levi, já estamos lavando os lençois!!! he he...

Bom, mas deixa eu contar que essa empolgação toda com novos olhares e viagens e destinos e coisa e tal, para além das visitas que ainda virão, é também muito motivada porque hoje definimos nosso próximo "pé na estrada". Compramos as passagens para nossa próxima viagem de "férias": Itália e Grécia, aí vamos nós!!! Agora é pesquisar, planejar e sonhar... AMO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!