retrospectiva

retrospectiva

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mudança feita. Casa nova.

Foi uma aventura e tanto.

Alugar o carro foi a melhor coisa do mundo! Facilitou tudo e ainda nos possibilitou um passeio meio encaixado nos planos, já falo mais... Mas, falando um pouco da mudança, quando se tem um bebê é preciso traçar toda uma estratégia de ação para estes momentos. Nunca esqueço de quando eu tinha 10 anos de idade e meu irmão caçula uns 9 meses e nos mudamos. Na verdade não lembro de muita coisa, o que lembro é da minha mãe estriquinada porque saímos da casa antiga, chegamos na casa nova e não tinha onde deixar o bebê!!! Cadê o bebê confortooooooo?!?!?! (vc lembra disso, mãe?). Em sendo assim, colocamos os miolos para funcionar para ver como faríamos: não dava para deixar o carro sozinho na entrada da garagem (ah, é claro que não tinha vaga na rua...), então um de nós ficaria ajeitando as coisas no "caminhão" (um Kangoo na verdade) enquanto o outro faria as mil viagens de elevador para descer com as coisas. E Joaquim? A solução foi: berço + BabyTV = bebê entretido. Quando saí da loja onde alugamos o carro liguei para o Ismael. Aí ele já foi juntando coisas no corredor e tratando de ver se Joaquim ficaria brincando no berço numa boa. Diz que deu uma reclamadinha de nada, mas logo tava todo envolvido com os brinquedos dentro do berço e se distraindo com a TV de vez em quando. Carregamos o carro, ficando berço e Joaquim por último. Tudo certo e relativamente tranquilo. Foi um bom trabalho de equipe!

Tínhamos um intervalo entre estar com o carro carregado e a hora de entrar no novo apartamento, então resolvemos aproveitar o possante para ir a uma IKEA, loja de coisas (tooooodas as coisas) para a casa, coisas legais, bonitas e mega baratas. As lojas da IKEA são gigantescas e ficam fora da cidade, então consultamos um mapa para achar a mais próxima, o santo GPS nos levou lá. Foi uma ótima maneira de preencher o tempo. Compramos várias coisas que precisávamos (e outras que nem precisávamos, he he...) e ainda tínhamos uma ótima estrutura ao nosso dispor. Nas lojas sempre tem uma praça de alimentação com um restaurante bem bonzinho, cadeirão para os bebês, área de lazer para crianças, microondas para aquecer papinha, fraldário, etc. Na hora combinada seguimos para o novo apê. O propietário nos recebeu, ele e a esposa são bem legais e eles tem um netinho um ou dois meses mais novo que Joaquim, é o Akim!! Logo descarregamos o carro e a vontade de ficar para nos instalarmos devidamente era grande, mas o dia ainda estava longe de terminar. Fomos devolver o carro e encontrar com a antiga proprietária para os acertos finais. O último encontro com ela foi bem agradável, ela parecia realmente sentida de estarmos partindo, eu quase disse pra ela "dá um descontão aí no aluguel dona, que a gente fica!", rssss... Noite alta e finalmente chegamos em nosso novo lar!

Acho que é inevitável a gente comparar um lugar com outro. Fizemos isso na primeira mudança e fazemos isso agora. Principalmente porque gostamos bastante da última morada. Quanto ao apartamento, o anterior tinha a grande vantagem de ser recém montado para alugar, fomos os primeiros locatários, então era tudo novo e, apesar de todo mobiliado e equipado, tinha pouquíssimos objetos ocupando espaços. Aqui é um apartamento não apenas para locação, a proprietária mora aqui durante parte do ano. Então as coisas são mais usadas e tem muuuuuitas coisinhas ocupando os espaços nas estantes, e armários! Tem dois armários trancados com as coisas dela, então a gente foi meio que se espremendo para ajeitar nossas coisas. A primeira coisa que fizemos foi fotografar a "arrumação" dos ambientes e depois tratamos de recolher os zilhões de objetos de decoração e souvernirs de viagens para abrir espaço. Quanto a área do apê, é equivalente ao anterior, Joaquim continua com uma sala espaçosa para brincar, o quarto é pequeno mas coube o berço além da nossa cama e um armário e uma estantezinha que, por ser baixinha, ficou para os brinquedos e calçados do Quim, e a diversão dele é ir lá tirar tudo da estante, é lógico! O banheiro é dividido, agora temos o que estamos chamando de sala de banho, com banheira e pia (ah, continuamos sem chuveiro!) e o toilette, um espacinho minúsculo mas suficiente para o fim que lhe cabe. Uma das coisas que achamos bem legal é que a cozinha e sala são integradas por uma "janela" com balcãozinho, então dá pra ficar sempre de olho no Joaquim. E embora a cozinha não tenha porta, estamos conseguindo mantê-lo do lado de fora com muita paciência e ajuda de uma linha que demarca território, tem funcionado. Algumas das grandes vantagens daqui são o gás central, então não temos esta despesa extra, e a calefação que aqui é muito mais eficiente que no apê anterior.

Quanto à região onde estamos agora, o 12éme arroundissement, é bem diferente do 15éme. Aqui tem avenidas mais largas, tudo parece maior, mais movimentado, menos aconchegante. Não estamos tão bem providos de comércio pertinho como era antes. Mas aos poucos vamos descobrindo os tesouros da vizinhança. No dia seguinte a nossa chegada saímos para explorar o bairro. Ficamos maravilhados com a descoberta do Promenade Plantée, um parque suspenso, com 4,5km de extensão que passa por cima de prédios e ruas, é lindo, e tão perto quanto era o parque André Citröen do antigo endereço. Outro dia caminhamos até o parque Bercy, uma caminhadinha um pouco mais longa, mas bem agradável. Já era noite quando chegamos lá e tinha uma multidão saindo do Palais Ominsport Paris Bercy, mais tarde em casa, vimos na televisão que teve uma competição internacional de judô lá, e a brasileirada se deu bem! Encontramos também a Cinematheque Française, um espaço bem legal com várias atividades interessantes. Enfim, era noite e voltamos para casa, mas tem mais coisa para explorar por lá. Quando penso que aqui é onde vamos morar por mais tempo fico feliz, porque parece que já estamos aqui há uma eternidade e ainda tem um tantão pela frente. Que bom!

E esta semana também fui fazer um teste de nível na escola da prefeitura para retomar o francês. A prova foi tensa, nem tanto por ser difícil, mas porque eu cheguei super em cima da hora, e tinha duas inspetoras que ficaram de blablabla o tempo todo, difícil concentrar desse jeito. E as entrevistas, para a parte oral eram ali, na frente de todo mundo. Cada vez que alguém ia lá na frente eu ficava toda nervosa "tomara que não me perguntem isso!", "eu não vou conseguir dizer nada!"... mas no fim nem foi o bicho, bati um papinho básico lá com as tias. Agora é esperar o resultado, as aulas começamo no fim do mês. Ismael e eu trocamos de escolas e de horário, eu vou estudar de manhã, na marie (prefeitura), e ele está fazendo à tarde, no Campus Langue, inclusive com o mesmo professor! Mas já combinamos que se eu pegar o professor que dava aula para o Ismael eu fujo!!!! Vou para o Campus Langue também, porque o cara era muito devagar, segundo testemunhas.

E para dar uma agitada no pedaço, fim de semana chegam gentes por aqui. Sábado vamos encontrar minha xará, Aline Bretas que está vindo passar uns dias em Paris, vamos acompanhá-la até o hostel, bater um papo, etc. E ela só não vai ficar aqui em casa porque no domingo chega meu irmãozinho queridooooo, ai acho que vou chorar, encontrar alguém da minha família depois desse tempo todo... já tivemos o Matheus conosco e foi uma delícia sentir a presença da família. Estamos cada vez mais saudosos... e pra completar a semana, na segunda chega nossa queridíssima mais que amiga Kaká, com quem vamos dar uns rolé por Paris durante a semana.

É isso, e que venham mais dias felizes!


Caminho para Bois de Vincennes

Promenade Plantée


Promenade Plantée


Nosso novo lar (vista da nossa varanda, prédios vizinhos no condomínio)

3 comentários:

  1. OIe, meu nome é Fabíola e achei seu blogger andando de lá pra cá, daqui pra li de blgs de amigos...

    E admiro, gostei desde o primeiro post.
    Da escrita fácil, leitura deliciosa.
    Das FOTOS F...(lindas)!!!

    E ai ja peguei seu endereço, coloquei na bloroll...

    Mas ao ler isso:

    Joaquim - bebê mais fofo e querido do mundo, com chances de se tornar um adolescente revoltado por ter morado um ano na França e não lembrar de nada!

    ESCULACHEI de rir, acordei o marido as 2 da manhã e dai foi amizade de infancia. SEGUI :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline
    que bom que vcs ja se instalaram e bem. Tenho certeza de que serão igualmente felizes nesse novo ap, mesmo sem a vista da Torre (não se pode ter tudo nesse mundo, mesmo, hehe).
    E qto ao Joaquim, só ele para ficar quietinho assistindo BabyTv. A Mariana até fica (como está nesse momento), desde que esteja pai, mãe cachorro e irmão junto. Bem capaz de ficar sozinha.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir

Diz aí!! Gostamos de visitas e mais ainda de visitas comentadas!! Merci beaucoup!!!