Uma das coisas boas de estar na Europa durante um ano, é a possibilidade de circular pela Europa durante este tempo. Afinal, ir para Budapeste, conhecer o interior da França ou explorar Portugal e Espanha partindo de Paris é bem mais fácil, e barato, do que partindo do Brasil! E voi lá, estamos exatamente em uma destas "possibilidades". Aproveitando um período de férias dos cursos, voamos até Lisboa, onde alugamos um carro. Estamos aqui há uma semana e, por enquanto, circulamos por Portugal: Lisboa, Sintra, Oeiras, Óbidos, Alcobaça, Cabo da Roca. Queríamos ter ido até Porto, mas uma lombalgia desavisada derrubou Ismael, que ficou praticamente de cama enquanto Joaquim e eu visitamos o Mosteiro em Alcobaça. Foi muito de repente, chegamos a ir em um médico, que prescreveu repouso, banho quente, anti-inflamatório e em três dias, quiçás uma semana Ismael estará novinho em folha. Tadinho, tá caminhando feito um velhinho e sente bastante dor. Esperamos que até o final de semana esteja bem melhor, pois ainda pretendemos seguir para a Espanha!
Nosso Q.G. aqui em Portugal é Lisboa, na casa de nosso amigo Carlos, com quem celebraremos o Natal. Ele tem sido um querido nos recebendo e nos levando a todo o canto em Lisboa, feliz da vida em nos apresentar a cidade onde mora há seis anos. E nós estamos amando conhecer Portugal, que entrou nos nossos planos de viagem meio por caso, já que tínhamos um amigo aqui... mas tem sido muito bom estar numa terrinha onde conseguimos nos comunicar tão facilmente, onde entendemos (quase) tudo e ainda por cima tão cheia de belezas e recantos para a gente explorar.
De uma forma geral, temos achado os portugueses muito calorosos e simpáticos, os preços aqui são ótimos (comparado a Paris), as estradas são maravilhosas para dirigir, mas acho que isso é uma constante na Europa. Só é preciso ficar atento aos pedágios! Tivemos que pagar uma multa de 43 euros porque passamos num lugar onde tínhamos que pegar um "título" num caixa automático e apresentá-lo na próxima praça de pedágio... não sabíamos, e distraídamente eu passei na via liberada para quem tem cadastro e passagem livre no pedágio. Quando chegou a hora de apresentar o título, não tínhamos nada... dançamos! Aqui também podemos matar as saudades das novelas brasileiras (oi?) e assistir televisão sem esforço para entender o que se fala. O inverno não é a melhor época para se fazer turismo em lugar nenhum do mundo, aqui as temperaturas estão mais amenas do que em Paris, mas tem chovido bastante, o que nos levou a passar uma tarde num shopping por exemplo, e olha que nós costumamos fugir de shopping centers!! Ah, e uma grande diferença que temos notado, em relação à França, é que aqui as pessoas não são tão solidárias ou condescendentes quando se está com um bebê. Eu fui visitar o Mosteiro em Alcobaça com o Joaquim no carrinho, tive que enfrentar algumas escadas e numa delas um policial quase passou por cima de mim e nem tchum de se oferecer para me ajudar com o carrinho, também recebemos várias manifestações de "ai que saco esse carrinho atrapalhando"... no mercado, em lojas... por outro lado, as pessoas se derretem com Joaquim, muita gente brinca, conversa e sorri para ele, que sempre corresponde como charme que lhe é peculiar!
Bom, quanto aos lugares que temos visitado, são várias informações e curiosidades legais, acho que não dou conta de postar tudo aqui, mas vou deixando algumas fotos para "demarcar território".
Ola.
ResponderExcluirsempre passo pelo cantinho de voces.Bo, sou brasileira mas moro em Portugal. Moramos em Oeiras e gostei mito de ver o post sobre Portugal.
Um lugar que aconselho vivamente se tiverem a a oportunidade é o Palácio de Queluz (é pertinho de LIsboa). Realmente o Porto vale a pena, principalmente para experimentarem a deliciosa francesinha (já me dá agua na boca).
Também se estiverem perto de Oeiras, o parque dos Poetas num dia bonito é um agradavel passeio. Até propunha um encontro porem estamos indo para Tomar passar o natal.
Em relação a Espanha, adoro qualquer localidadee fronteirinha, por isso sou suspeita pra falar. rs
Um grande beijinho a boa viagem
ah, não podem sair de Portugal sem provarem o pastel de Belem. hehe
Ai que delícia esses passeios de vcs! sempre espio td por aqui =P
ResponderExcluirah e essa coisa de enjoar da neve é mentira, rs. Qdo eu estava na Áustria teve neve até abril e eu n cansei nao hehe.
bjs!